SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Avaliação de intervenções vocacionais no Brasil: uma revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

DUARTE, Maria Eduarda. Inovação em orientação e aconselhamento de carreira: mitos e realidades. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2015, vol.16, n.2, pp. 110-121. ISSN 1679-3390.

Pretende-se enquadrar o conceito de orientação e o conceito de aconselhamento de carreira à luz do que se considera inovação. Para tal, começa-se por descrever a origem da palavra inovação, com o objectivo de se relacionar o que se considera constituir os grandes momentos inovadores no âmbito da orientação e do aconselhamento de carreira. Parte-se dos marcos históricos, desde Frank Parsons até se chegar ao estado da arte nos dias de hoje, considerando as principais diferenças entre os conceitos de orientação e aconselhamento, com as consequentes implicações para a intervenção. A ênfase, na actualidade, coloca-se no paradigma Life Design, procurando deste modo salientar os seus contributos para um melhor entendimento do processo de aconselhamento de carreira. Nas conclusões, procura-se encontrar alguma simbiose entre orientação, aconselhamento de carreira e inovação.

Palavras-chave : aconselhamento de carreira; inovação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License