SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Evaluación de las intervenciones de carrera en Brasil: una revisión de la literaturaAdaptación brasileña de la escala de autoeficacia de la toma de decisiones de carrera índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión impresa ISSN 1679-3390versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

OKINO, Erika Tiemi Kato  y  PASIAN, Sonia Regina. Convergência entre interesses do SDS e inclinações motivacionais do BBT-BR no Brasil. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2015, vol.16, n.2, pp. 137-148. ISSN 1679-3390.

Objetivou-se identificar e analisar possível convergência entre indicadores de interesses do Questionário de Busca Auto Dirigida (SDS) e do Teste de Fotos de Profissões BBT-Br, examinando-se sua consistência interpretativa. Foi realizada, por sete psicólogos especialistas em avaliação psicológica, análise independente de conteúdo dos tipos psicológicos do SDS (Realista, Investigativo, Artístico, Social, Empreendedor e Convencional - RIASEC) em relação a estrutura fatorial dos radicais de inclinação motivacional do BBT-Br (W, K, S, Z, G, V, M, O). Os resultados apontaram indicadores de convergência no conteúdo dos instrumentos de avaliação dos interesses, SDS e BBT-Br, mesmo compostos por diferentes atividades e estímulos (respectivamente instrumento de autorrelato e projetivo) e também de suas abordagens teórico-técnicas sobre interesses. A complementaridade entre as informações desses recursos técnicos pode aprimorar processos de intervenção em Orientação Profissional e de Carreira.

Palabras clave : interesses; avaliação psicológica; orientação profissional; testes psicológicos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License