SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Avaliação de intervenções vocacionais no Brasil: uma revisão da literaturaAdaptação brasileira da escala de autoeficácia na tomada de decisão de carreira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

OKINO, Erika Tiemi Kato  e  PASIAN, Sonia Regina. Convergência entre interesses do SDS e inclinações motivacionais do BBT-BR no Brasil. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2015, vol.16, n.2, pp. 137-148. ISSN 1679-3390.

Objetivou-se identificar e analisar possível convergência entre indicadores de interesses do Questionário de Busca Auto Dirigida (SDS) e do Teste de Fotos de Profissões BBT-Br, examinando-se sua consistência interpretativa. Foi realizada, por sete psicólogos especialistas em avaliação psicológica, análise independente de conteúdo dos tipos psicológicos do SDS (Realista, Investigativo, Artístico, Social, Empreendedor e Convencional - RIASEC) em relação a estrutura fatorial dos radicais de inclinação motivacional do BBT-Br (W, K, S, Z, G, V, M, O). Os resultados apontaram indicadores de convergência no conteúdo dos instrumentos de avaliação dos interesses, SDS e BBT-Br, mesmo compostos por diferentes atividades e estímulos (respectivamente instrumento de autorrelato e projetivo) e também de suas abordagens teórico-técnicas sobre interesses. A complementaridade entre as informações desses recursos técnicos pode aprimorar processos de intervenção em Orientação Profissional e de Carreira.

Palavras-chave : interesses; avaliação psicológica; orientação profissional; testes psicológicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License