SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Convergência entre interesses do SDS e inclinações motivacionais do BBT-BR no BrasilAfetos, interesses profissionais e personalidade em alunos do ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

DANTAS, Marilda Aparecida  e  AZZI, Roberta Gurgel. Adaptação brasileira da escala de autoeficácia na tomada de decisão de carreira. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2015, vol.16, n.2, pp. 149-160. ISSN 1679-3390.

O objetivo deste trabalho foi adaptar e identificar evidências de validade da Escala de Autoeficácia na Tomada de Decisão de Carreira para o contexto brasileiro. Foram participantes 198 estudantes do ensino médio de escolas públicas do estado de São Paulo. Além do processo de análise semântica, os resultados da análise fatorial exploratória indicaram a organização dos itens em três fatores: 1. Desenvolvimento de carreira e inserção no trabalho, 2. Escolha da formação acadêmica e profissional e 3. Reavaliação de planejamento de carreira. A escala pode auxiliar no planejamento de intervenções pautadas na teoria social cognitiva de carreira. Recomenda-se a realização de pesquisas que ampliem as investigações para os demais construtos da teoria como objetivos e expectativas de resultados, considerando aspectos socioculturais da população envolvida.

Palavras-chave : autoeficácia; escolha de carreira; ensino médio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License