SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Adaptación brasileña de la escala de autoeficacia de la toma de decisiones de carreraElección y perspectiva profesional de los estudiantes de un curso preparatorio popular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión impresa ISSN 1679-3390versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

BARROS, Mariana Varandas Camargo de; NORONHA, Ana Paula Porto  y  AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo. Afetos, interesses profissionais e personalidade em alunos do ensino médio. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2015, vol.16, n.2, pp. 161-171. ISSN 1679-3390.

Considerando a decisão profissional como uma atividade de grande importância na vida das pessoas, o presente estudo objetivou relacionar afetos positivos e negativos com interesses profissionais e personalidade, por meio dos instrumentos Escala de Afetos Zanon (EAZ), Questionário de Busca Auto-Dirigida (SDS) e Bateria Fatorial de Personalidade (BFP). Participaram 92 alunos do Ensino Médio, com idades entre 14 e 18 anos, sendo 59,8% meninas. Os resultados indicaram poucas associações entre os afetos e os interesses profissionais. Entre os afetos e a personalidade foram encontrados coeficientes de magnitude moderada, bem como a predição dos afetos positivos e negativos pelos fatores Extroversão e Neuroticismo, respectivamente. Sugerem-se estudos complementares com outros construtos da Psicologia Positiva na Orientação Profissional.

Palabras clave : orientação vocacional; psicologia positiva; avaliação psicológica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License