SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Adaptação brasileira da escala de autoeficácia na tomada de decisão de carreiraEscolha e perspectiva profissional de alunos de um cursinho preparatório popular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

BARROS, Mariana Varandas Camargo de; NORONHA, Ana Paula Porto  e  AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo. Afetos, interesses profissionais e personalidade em alunos do ensino médio. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2015, vol.16, n.2, pp. 161-171. ISSN 1679-3390.

Considerando a decisão profissional como uma atividade de grande importância na vida das pessoas, o presente estudo objetivou relacionar afetos positivos e negativos com interesses profissionais e personalidade, por meio dos instrumentos Escala de Afetos Zanon (EAZ), Questionário de Busca Auto-Dirigida (SDS) e Bateria Fatorial de Personalidade (BFP). Participaram 92 alunos do Ensino Médio, com idades entre 14 e 18 anos, sendo 59,8% meninas. Os resultados indicaram poucas associações entre os afetos e os interesses profissionais. Entre os afetos e a personalidade foram encontrados coeficientes de magnitude moderada, bem como a predição dos afetos positivos e negativos pelos fatores Extroversão e Neuroticismo, respectivamente. Sugerem-se estudos complementares com outros construtos da Psicologia Positiva na Orientação Profissional.

Palavras-chave : orientação vocacional; psicologia positiva; avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License