SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Afetos, interesses profissionais e personalidade em alunos do ensino médioCarreira e vida familiar: um estudo com executivos bancários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

FIGUEIREDO, Vanessa Catherina Neumann  e  BARBOSA, Adriane Vargas. Escolha e perspectiva profissional de alunos de um cursinho preparatório popular. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2015, vol.16, n.2, pp. 173-183. ISSN 1679-3390.

Esta pesquisa teve por objetivo conhecer os fatores que influenciavam a escolha profissional, bem como as expectativas sobre o futuro após a conclusão da universidade, dos estudantes de um curso popular preparatório para o exame de ingresso ao ensino superior na cidade de Corumbá (MS), em 2012. Tratou-se de uma pesquisa-ação feita durante um programa de orientação profissional, e participaram 20 alunos advindos do ensino público, com renda de até três salários mínimos. Os estudantes percebem o ensino superior como um investimento que aumenta suas chances de concorrer a um emprego, mas ao se depararem com suas condições materiais e educacionais acabam optando por cursos menos concorridos, como as licenciaturas, nos quais têm mais chance de aprovação.

Palavras-chave : orientação vocacional; ensino superior; grupos minoritários; ação afirmativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License