SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Escolha e perspectiva profissional de alunos de um cursinho preparatório popularFlorescimento no Trabalho: Interfaces com Comportamentos de Carreira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

OLTRAMARI, Andrea Poleto; GRISCI, Carmem Ligia Iochins  e  ECCEL, Claudia Sirangelo. Carreira e vida familiar: um estudo com executivos bancários. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2015, vol.16, n.2, pp. 185-195. ISSN 1679-3390.

Este artigo objetivou descrever as implicações da escolha pela carreira bancária na divisão do trabalho familiar e suas consequências para a vida profissional das mulheres. Para tanto, o estudo teórico-empírico contou com a realização de 14 entrevistas em profundidade com sete casais, sendo todos os homens executivos bancários. A análise de conteúdo resultou em categorias de cunho coletivo discutidas à luz do referencial teórico, especialmente, gênero e carreira. Os resultados indicam sobrecarga de trabalho para as esposas de executivos bancários, bem como prejuízos relativos à sua própria carreira em decorrência da necessidade de acompanharem seus esposos frente à mobilidade geográfica que os bancos lhes impõem. As carreiras bancárias acabam por reiterar o papel do homem como principal provedor financeiro na família.

Palavras-chave : trabalho bancário; carreira; executivo bancário; vida familiar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License