SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Carreira e vida familiar: um estudo com executivos bancáriosMotivações de idosos para participação no programa Universidade Aberta à Terceira Idade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

OLIVEIRA-SILVA, Lígia Carolina  e  SILVA, Ana Paula dos Santos Souza. Florescimento no Trabalho: Interfaces com Comportamentos de Carreira. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2015, vol.16, n.2, pp. 197-205. ISSN 1679-3390.

O florescimento no trabalho se apresenta como um objetivo de muitos profissionais que investem em suas carreiras nos dias atuais. Porém, pouco ainda se sabe sobre quais fatores relativos à carreira ajudariam o profissional a florescer. Neste sentido, este estudo investigou de que forma comportamentos de carreira se relacionam com florescimento no trabalho. Foram testadas quatro hipóteses, que propuseram relações entre exploração de carreira, planejamento de carreira, comprometimento com a carreira e o florescimento no trabalho. Participaram deste estudo 149 profissionais, a maioria com até 45 anos de idade e, em média, sete anos de experiência profissional. Os resultados indicaram que o planejamento e exploração da carreira predizem maior florescimento, sendo esta relação mediada pelo comprometimento com a carreira. As evidências encontradas podem ser úteis para profissionais autônomos, orientadores profissionais, pesquisadores de carreira e organizações que buscam o florescimento no trabalho através do desenvolvimento de carreira.

Palavras-chave : desenvolvimento profissional; carreira; florescimento no trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License