SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Florescimento no Trabalho: Interfaces com Comportamentos de CarreiraExpressões metafóricas sobre carreira: perspectivas e procedimentos de análise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

PEREIRA, Ana Alice da Silva; COUTO, Vilma Valéria Dias  e  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Motivações de idosos para participação no programa Universidade Aberta à Terceira Idade. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2015, vol.16, n.2, pp. 207-217. ISSN 1679-3390.

Este estudo teve por objetivo investigar as motivações de idosos para participação no programa Universidade Aberta à Terceira Idade da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UATI-UFTM). Participaram 10 idosos (M = 68,9 anos; DP = 8,41), que responderam um questionário sociodemográfico e roteiro de entrevista. As motivações predominantes foram: buscar conhecimentos e realizar o sonho de estudar; ampliar vínculos sociais; ocupar tempo livre; obter qualidade de vida. Esses resultados são consonantes com a literatura, mostrando a educação como via possível de atender às demandas dos idosos e proporcionar aquisições nessa fase. No entanto, propostas educacionais como da UATI atendem a um perfil específico de idoso, trazendo a necessidade de pensar iniciativas que beneficiem aqueles que não se enquadram nessa estrutura, ampliando o alcance desses programas.

Palavras-chave : idosos; envelhecimento; aposentadoria; programas educacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License