SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Motivações de idosos para participação no programa Universidade Aberta à Terceira IdadeDo Desemprego ao Trabalho por Conta Própria: Estrutura e Agência das Desigualdades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

CARVALHO, Flaviana Andrade de Pádua; BRITO, Valéria da Glória Pereira; BRITO, Mozar José de  e  PAIVA, André Luiz de. Expressões metafóricas sobre carreira: perspectivas e procedimentos de análise. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2015, vol.16, n.2, pp. 219-229. ISSN 1679-3390.

Apresentamos uma reflexão teórica acerca da análise de metáforas como recurso metodológico para a compreensão de carreiras. Mais especificamente, procuramos: 1. elucidar a noção de metáfora, destacando a sua relevância para a produção do conhecimento sobre a carreira; 2. evidenciar diferentes concepções metafóricas sob a perspectiva de múltiplos autores; 3. apontar procedimentos metodológicos de emprego das metáforas como recurso de análise das carreiras. Por meio da análise de metáforas, evidenciamos que os pesquisadores podem recursivamente apreender, interpretar e compreender as estruturas, os processos e as ações dos indivíduos ao longo de suas trajetórias profissionais. Este processo analítico pressupõe a investigação da carreira sob múltiplos prismas metafóricos, sendo que cada um deles pode produzir ou renovar a compreensão sobre as carreiras.

Palavras-chave : metáfora; carreira; construção do conhecimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License