SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Expressões metafóricas sobre carreira: perspectivas e procedimentos de análise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

ALMEIDA, Joana Gomes de. Do Desemprego ao Trabalho por Conta Própria: Estrutura e Agência das Desigualdades. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2015, vol.16, n.2, pp. 231-241. ISSN 1679-3390.

Sendo o desemprego europeu um problema social de inegável gravidade, o incentivo ao empreendedorismo, através da criação do próprio emprego, tem-se mostrado como uma via promissora, embora com complexa eficácia, no âmbito das políticas ativas. O empreendedorismo de necessidade, conforme é apelidado na literatura da especialidade, surge comumente ligado na literatura a um perfil de baixo capital cultural e ao abandono precoce dos projetos por conta própria. A partir da resposta à questão sociológica clássica da relação agência-estrutura, concluímos que grande parte das desigualdades sociais ancoradas a percursos de desemprego de longa duração é transformada em desigualdades a diferentes níveis no desenvolvimento pleno de uma atividade produtiva valorizada, mais especificamente, na criação do próprio emprego.

Palavras-chave : empreendedorismo; desemprego; desigualdades; agência; estrutura social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License