SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Career development and academic processes: A possible and needed articulation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

Print version ISSN 1679-3390On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

SIMOES, Elizabeth; GAMBOA, Vítor  and  PAIXAO, Olímpio. Promoção do suporte parental e desenvolvimento vocacional de estudantes do 8° ano. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2016, vol.17, n.1, pp. 1-11. ISSN 1679-3390.

O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto de uma intervençãoo vocacional (pré-teste/pós-teste) promotora do envolvimento parental nas questões de carreira, ao nível dos processos de exploragäo vocacional, tomada de decisão de carreira e percepção do suporte parental. Foi pedido aos participantes (42 alunos portugueses de 8° ano) que respondessem a um conjunto de dilemas que implicavam o envolvimento dos pais na sua resolugäo. Os resultados revelam um impacto positivo da intervenção na dimensäo exploragäo do meio e indicam que a perceção do adolescente acerca do interesse dos seus pais, ou cuidadores, relativamente ás suas opções de carreira surge positivamente associado aos comportamentos de exploração.

Keywords : suporte parental; desenvolvimento de carreira; intervengäo de careira; atividades conjuntas.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License