SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Promoção do suporte parental e desenvolvimento vocacional de estudantes do 8° anoConflito trabalho-família em executivos: uma revisão sistemática de 2009 a 2014 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

OLIVEIRA, Íris M.  e  TAVEIRA, Maria do Céu. Desenvolvimento de carreira e processos acadêmicos: Uma articulação possível e necessária. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2016, vol.17, n.1, pp. 12-18. ISSN 1679-3390.

A literatura que articula o desenvolvimento de carreira e os processos acadêmicos dos estudantes é escassa. Este estudo teórico defende a tese de que é possível e necessário articular o desenvolvimento de carreira e os processos acadêmicos. Apresentam-se perspectivas teóricas e contributos empíricos que informam sobre a articulação entre os processos de carreira e acadêmicos. Com base na literatura existente, sugere-se a possibilidade de atender a essa articulação na prática psicológica, através de propostas para a intervenção promocional e em remediação. Este estudo poderá estimular o reconhecimento da possibilidade e necessidade de articular o desenvolvimento de carreira e os processos acadêmicos. Nesse âmbito, discutem-se implicações para a teoria, investigação e intervenção psicológica futuras.

Palavras-chave : desenvolvimento profissional; rendimento escolar; intervenção psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License