SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Desenvolvimento de carreira e processos acadêmicos: Uma articulação possível e necessáriaInteresses profissionais e personalidade: estudo correlacional entre o BBT-Br e a BFP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

BRAUN, Ana Claudia; VIERHELLER, Brenda  e  OLIVEIRA, Manoela Ziebell de. Conflito trabalho-família em executivos: uma revisão sistemática de 2009 a 2014. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2016, vol.17, n.1, pp. 19-30. ISSN 1679-3390.

Objetiva-se apresentar uma revisão sistemática da publicação científica nacional e internacional sobre o conflito trabalho-família em executivos entre 2009 e 2014. Para esta revisão foram consultadas três bases indexadoras: PsycINFO, Periódicos CAPES e Scopus. O total de artigos analisados foi 13. Dentre as variáveis estudadas junto ao conflito, destacam-se aquelas associadas à saúde do executivo, gênero, variáveis organizacionais e culturais. Resultados apontam para artigos quantitativos, de origem americana e com ênfase na área de ciências exatas. Ainda, percebe-se a escassez de pesquisas que proponham ações organizacionais para a redução do conflito entre trabalho e família. Sugere-se que novas pesquisas utilizem a triangulação de dados e contemplem as diferenças culturais além do contexto pessoal e profissional dos executivos.

Palavras-chave : Conflito; executivos; trabalho; família; revisão de literatura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License