SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Work-Family conflict among executives: a systematic review from 2009 until 2014Students' expectations regarding university: suggestions to facilitate adjustment to college author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

Print version ISSN 1679-3390On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

SHIMADA, Milena; MELO-SILVA, Lucy Leal  and  TAVEIRA, Maria do Céu. Interesses profissionais e personalidade: estudo correlacional entre o BBT-Br e a BFP. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2016, vol.17, n.1, pp. 31-42. ISSN 1679-3390.

Considerando que a literatura aponta relações teóricas e empíricas entre os construtos interesses profissionais e personalidade, objetivou-se investigar correlações entre o Teste de Fotos de Profissões (BBT) e a Bateria Fatorial de Personalidade (BFP). Participaram 906 universitários de ambos os sexos, com idade média de 23 anos (DP = 5,18). Correlações significativas foram observadas entre: o radical Z, a faceta Interesses por novas ideias e o fator Abertura; o radical V e a faceta Competência do fator Realização; o radical G e a faceta Interesses por novas ideias; o radical O e facetas Comunicação, Dinamismo e o fator Extroversão. Conclui-se que os resultados corroboram premissas teóricas de alguns radicais do BBT-Br e são condizentes com os achados da literatura científica da área.

Keywords : interesses profissionais; traços de personalidade; orientação vocacional; estudantes universitários.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License