SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Intereses profesionales y personalidad: un estudio de correspondencia entre el BBT-Br y la BFPPercepción de los profesores de la escuela primaria sobre su desarrollo profesional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión impresa ISSN 1679-3390versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de; SANTOS, Anelise Schaurich dos  y  DIAS, Ana Cristina Garcia. Expectativas de universitários sobre a universidade: sugestões para facilitar a adaptação acadêmica. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2016, vol.17, n.1, pp. 43-53. ISSN 1679-3390.

Buscou-se conhecer as expectativas dos estudantes em relação ao Ensino Superior e identificar como a universidade pode facilitar a adaptação acadêmica dos mesmos. Foram entrevistados 20 estudantes universitários de uma universidade pública. As respostas foram submetidas à análise de conteúdo. As expectativas dos estudantes em relação ao Ensino Superior incluíam maior integração com os colegas, melhor relação com os professores, uma formação mais completa, maiores informações sobre a universidade e o próprio curso. As expectativas não satisfeitas ao ingressar na universidade deram origem a sugestões sobre como a instituição pode facilitar a adaptação acadêmica dos estudantes. Conclui-se que as sugestões dos universitários podem ser úteis para a reformulação das práticas das universidades que visem atender melhor as necessidades dos estudantes.

Palabras clave : estudantes universitários; ajustamento escolar; esperança; análise de conteúdo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License