SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Expectativas de universitários sobre a universidade: sugestões para facilitar a adaptação acadêmicaRelações entre Autoeficácia para Escolha Profissional, Exploração e Indecisão Vocacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

VIANA, Viviane Ribeiro  e  MOURAO, Luciana. Percepção dos docentes do ensino fundamental sobre seu desenvolvimento profissional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2016, vol.17, n.1, pp. 55-65. ISSN 1679-3390.

O desenvolvimento profissional de professores vem recebendo maior atenção dos pesquisadores e da sociedade. Este trabalho objetiva investigar um modelo de predição da motivação da escolha profissional, participação em ações de qualificação profissional e da satisfação no trabalho sobre o desenvolvimento profissional de professores do primeiro segmento do ensino fundamental. Participaram da pesquisa 266 docentes, que responderam a questionários compostos por escalas com bons indicadores psicométricos. Os resultados mostram que as ações de qualificação autodidata e a satisfação no trabalho predizem positivamente o desenvolvimento profissional. O estudo contribui para a ampliação do modelo de antecedentes do desenvolvimento profissional docente, com foco para as séries iniciais do ensino fundamental. Recomendações práticas são apresentadas para formuladores de políticas públicas e para escolas.

Palavras-chave : desenvolvimento profissional; escolha profissional; qualificação profissional; satisfação no trabalho; trabalho docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License