SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Percepção dos docentes do ensino fundamental sobre seu desenvolvimento profissionalCOnciliação trabalho/família em organizações de excelência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

AMBIEL, Rodolfo A.M.  e  HERNANDEZ, Débora Noemí. Relações entre Autoeficácia para Escolha Profissional, Exploração e Indecisão Vocacional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2016, vol.17, n.1, pp. 67-75. ISSN 1679-3390.

O presente estudo teve como objetivo verificar as relações entre autoeficácia para escolha profissional, comportamento exploratório e indecisão vocacional. Para tanto, 272 estudantes de ensino médio de uma escola pública do interior de São Paulo responderam em sala de aula três instrumentos de avaliação. Os resultados mostraram correlações positivas entre fracas e moderadas entre autoeficácia e comportamento exploratório. Também verificou-se que autoeficácia é um preditor significativo dos comportamentos de exploração vocacional. Por fim, observou-se que há diferenças com tamanhos de efeito moderado entre grupos com alta e baixa indecisão em relação aos resultados dos outros instrumentos. Os resultados são discutidos à luz da literatura sobre os construtos considerados neste estudo e de suas implicações práticas.

Palavras-chave : comportamento exploratório; escolha profissional; orientação vocacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License