SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Relationships between Professional Choice Self-Efficacy and Vocational Exploration and IndecisionPreparation Program for Retirement: A systematic review of national literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

Print version ISSN 1679-3390On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

SA, Patrícia Moura e  and  HAMID, Femida. COnciliação trabalho/família em organizações de excelência. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2016, vol.17, n.1, pp. 77-89. ISSN 1679-3390.

O presente trabalho identifica as práticas de conciliação trabalho/família adotadas por organizações de excelência e analisa o potencial papel impulsionador da Qualidade Total, enquanto filosofia de gestão que valoriza o envolvimento dos colaboradores. O estudo baseia-se num inquérito por questionário aplicado a uma amostra de organizações distinguidas como as "melhores para trabalhar" em Portugal. Os resultados mostram que, mesmo neste nicho, algumas medidas de conciliação são ainda pouco utilizadas, nomeadamente aquelas que implicam maiores recursos financeiros. Embora as organizações reconheçam a importância da conciliação, poderão estar a desvalorizar o impacto de algumas disfunções organizacionais que a sua ausência provoca. A implementação de referenciais da Qualidade, em especial das normas ISO, parece estar moderadamente associada com níveis mais elevados de conciliação.

Keywords : Condições de trabalho; Família; Gestão de qualidade total; Qualidade de vida no trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License