SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Relações entre Autoeficácia para Escolha Profissional, Exploração e Indecisão VocacionalProgramas de Preparação para Aposentadoria: Revisão sistemática da literatura nacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

SA, Patrícia Moura e  e  HAMID, Femida. COnciliação trabalho/família em organizações de excelência. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2016, vol.17, n.1, pp. 77-89. ISSN 1679-3390.

O presente trabalho identifica as práticas de conciliação trabalho/família adotadas por organizações de excelência e analisa o potencial papel impulsionador da Qualidade Total, enquanto filosofia de gestão que valoriza o envolvimento dos colaboradores. O estudo baseia-se num inquérito por questionário aplicado a uma amostra de organizações distinguidas como as "melhores para trabalhar" em Portugal. Os resultados mostram que, mesmo neste nicho, algumas medidas de conciliação são ainda pouco utilizadas, nomeadamente aquelas que implicam maiores recursos financeiros. Embora as organizações reconheçam a importância da conciliação, poderão estar a desvalorizar o impacto de algumas disfunções organizacionais que a sua ausência provoca. A implementação de referenciais da Qualidade, em especial das normas ISO, parece estar moderadamente associada com níveis mais elevados de conciliação.

Palavras-chave : Condições de trabalho; Família; Gestão de qualidade total; Qualidade de vida no trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License