SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1COnciliação trabalho/família em organizações de excelênciaOficina de Orientação Profissional: construindo estratégias de intervenção para feira de profissões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

PAZZIM, Tanise Amália  e  MARIN, Angela. Programas de Preparação para Aposentadoria: Revisão sistemática da literatura nacional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2016, vol.17, n.1, pp. 91-101. ISSN 1679-3390.

Teve-se como objetivo revisar a literatura nacional publicada entre janeiro de 2005 a outubro de 2015 com vistas à caracterização e avaliação de Programas de Preparação para Aposentadoria. Foram acessadas as bases MEDLINE, SCIELO, ASP (EBSCO), CAPES, Biblioteca Virtual em Saúde e Web of Science e, dentre os 276 artigos localizados, sete foram analisados, considerando os critérios de elegibilidade. Os programas avaliados eram oriundos de diversas regiões do Brasil, mas caracterizados de forma semelhante, pois dirigiam-se a trabalhadores próximos da aposentadoria e eram constituídos por módulos informativos e vivenciais. A avaliação incluía técnicas de autoavaliação, protocolos de avaliação de processo e entrevista de avaliação de resultados. A revisão realizada constitui-se como importante fonte de consulta para profissionais da área.

Palavras-chave : aposentadoria; desenvolvimento de programa; avaliação de programa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License