SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Programa de Preparación para la Jubilación: Una revisión sistemática de la literatura nacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión impresa ISSN 1679-3390versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

FONCATTI, Guilherme et al. Oficina de Orientação Profissional: construindo estratégias de intervenção para feira de profissões. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2016, vol.17, n.1, pp. 103-113. ISSN 1679-3390.

Este artigo relata o processo de construção e avaliação de um dispositivo grupai de curta duração chamado oficina de orientação profissional para a Feira de Profissões da USP. Foi realizada uma revisão bibliográfica do conceito de oficina e, se discriminou as etapas de sua construção, a saber: elaboração de um diagnóstico; identificação das demandas; levantamento dos objetivos; desenvolvimento das atividades; e avaliação dos resultados. As oficinas foram realizadas com a participação de 3378 pessoas, em três dias de evento, em 2013. A validade da oficina aparece pela avaliação positiva de 89,3% dos participantes. Esta estratégia se mostrou eficiente e econômica, permitindo realizar um grande número de atendimentos aliado a um trabalho de informação profissional e autoconhecimento ativo.

Palabras clave : orientação vocacional; escolha profissional; informação profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License