SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Object scale of occupational preferences: correlations with the self-directed search questionnaire author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

Print version ISSN 1679-3390On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

MAYORGA-FERNANDEZ, José; MADRID-VIVAR, Dolores  and  PADIAL-DIAZ, Salvador. Mercado de trabalho versus formação inicial: competências do pedagogo no TCC. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2016, vol.17, n.2, pp. 125-137. ISSN 1679-3390.

Neste trabalho apresenta-se uma análise comparativa tendo em conta um estudo descritivo documental ex post facto. São aqui comparadas as competências que, segundo as normativas, os alunos graduados em Pedagogia, da Universidade de Málaga, devem adquirir na unidade curricular do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com as competências profissionais que lhes são exigidas no mercado laboral, de modo a verificar se existe ou não desfasamento entre a oferta laboral e a demanda formativa destes alunos. Os resultados revelam que 57,87% das competências profissionais exigidas no mercado laboral não estão incluídas nas competências formativas da unidade curricular do TCC. Por outro lado, e atendendo aos âmbitos profissionais, as principais competências profissionais que se solicitam no mercado laboral são competências transversais, ausentes na unidade curricular do TCC.

Keywords : competências profissionais; ensino superior; formação profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License