SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Escala de preferências por objetos ocupacionais: correlações com o Questionário de Busca Autodirigida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

MAYORGA-FERNANDEZ, José; MADRID-VIVAR, Dolores  e  PADIAL-DIAZ, Salvador. Mercado de trabalho versus formação inicial: competências do pedagogo no TCC. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2016, vol.17, n.2, pp. 125-137. ISSN 1679-3390.

Neste trabalho apresenta-se uma análise comparativa tendo em conta um estudo descritivo documental ex post facto. São aqui comparadas as competências que, segundo as normativas, os alunos graduados em Pedagogia, da Universidade de Málaga, devem adquirir na unidade curricular do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com as competências profissionais que lhes são exigidas no mercado laboral, de modo a verificar se existe ou não desfasamento entre a oferta laboral e a demanda formativa destes alunos. Os resultados revelam que 57,87% das competências profissionais exigidas no mercado laboral não estão incluídas nas competências formativas da unidade curricular do TCC. Por outro lado, e atendendo aos âmbitos profissionais, as principais competências profissionais que se solicitam no mercado laboral são competências transversais, ausentes na unidade curricular do TCC.

Palavras-chave : competências profissionais; ensino superior; formação profissional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License