SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Necesidades de orientación profesional de usuarios de servicios públicos de empleo en EspañaEvaluando pensamientos negativos sobre la carrera: desarrollo de una escala (EPNC) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión impresa ISSN 1679-3390versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

PINTO, Joana Carneiro  y  PINTO, Helena Rebelo. Projetos de vida em situações de vulnerabilidade social: uma formação para técnicos. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2016, vol.17, n.2, pp. 163-174. ISSN 1679-3390.

Apresenta-se um estudo de investigação-ação com técnicos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa-Portugal, que desenvolvem a sua atividade no âmbito da construção de projetos de vida com pessoas em situação de vulnerabilidade social. Descrevem-se as três etapas do estudo: 1. identificação de necessidades, expectativas e problemas dos formandos no exercício das suas funções, 2. desenvolvimento e implementação de uma ação formativa fundamentada, e 3. avaliação de fatores de (in)satisfação associados à sua implementação. Os resultados prévios indicam necessidades de atualização de conhecimentos, e os resultados finais indicam elevada satisfação com a formação recebida. Este estudo traz importantes contributos para o desenvolvimento de diretivas para formação destes técnicos face à especificidade dos destinatários da sua intervenção social e educativa.

Palabras clave : projeto de vida; vulnerabilidade; competência; programas educacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License