SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Avaliando pensamentos negativos sobre a carreira: o desenvolvimento de uma medida (EPNC)Autoeficácia para atividades ocupacionais: Uma Comparação entre as gerações X e Y índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

RABELO, André Luiz Alves; PILATI, Ronaldo  e  PORTO, Juliana Barreiros. O Teste de Associação Implícita para avaliação da preferência profissional em psicologia. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2016, vol.17, n.2, pp. 188-199. ISSN 1679-3390.

Muitas vezes na orientação profissional o processo é focado em aspectos conscientes e explícitos das pessoas avaliadas. O objetivo da presente pesquisa foi desenvolver uma medida de atitude implícita (TAI) frente a áreas da psicologia e testar sua solidez psicométrica, de forma a prover instrumentos de apoio à orientação profissional e à pesquisa sobre a mensuração desse tipo de fenômeno. Foram conduzidos dois estudos com amostras diversificadas. Identificou-se que os instrumentos apresentaram qualidades psicométricas aceitáveis e evidências favoráveis de validade. Considera-se que o TAI desenvolvido apresentou qualidades psicométricas aceitáveis e é uma contribuição para o estudo da escolha profissional e orientação profissional, aumentando o conjunto de técnicas disponíveis para avaliação psicológica neste contexto.

Palavras-chave : cognição social; atitudes; escolha profissional; medidas de atitude; Teste de Associação Implícita.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License