SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Autoeficácia para atividades ocupacionais: Uma Comparação entre as gerações X e YOrientação profissional e licenciatura em Psicologia: uma aproximação possível índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

LARANJEIRA, Márcia  e  TEIXEIRA, Maria Odília. Perceção do feedback do professor e autoconceito vocacional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2016, vol.17, n.2, pp. 211-223. ISSN 1679-3390.

Com fundamentação sociocognitiva, o estudo analisa o papel das perceções de feedback do professor nas competências percebidas e interesses na infância. Participaram 228 crianças do 4º ano de escolaridade, que responderam ao Inventário de Atividades para Crianças (ICA-R) e à Escala de Feedback do Professor (TFS). A análise de trajetórias demonstrou associação indireta entre feedback atribucional de esforço e capacidade a matemática e interesses Realistas e Convencionais, sendo a relação mediada pelas respetivas perceções de competência. Na leitura, o feedback tem efeito indireto nos interesses Artísticos e Sociais, mediado pelas competências percebidas. O feedback do professor atua ainda como moderador da relação entre género, perceções de competência e interesses. Discutem-se as implicações teóricas e práticas dos resultados.

Palavras-chave : desenvolvimento vocacional; infância; feedback do professor; competências percebidas; interesses.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License