SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Orientação profissional e licenciatura em Psicologia: uma aproximação possívelInfluência(s) do enriquecimento curricular no desenvolvimento vocacional e envolvimento escolar dos alunos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

FALEIROS, Nayara de Paula  e  LEHMAN, Yvette Piha. Desafios na implantação da educação para a carreira no contexto escolar brasileiro. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2016, vol.17, n.2, pp. 233-243. ISSN 1679-3390.

Embora tenha surgido nos Estados Unidos na década de 70, a Educação para a Carreira ainda é uma abordagem desconhecida nas escolas brasileiras. O objetivo deste artigo é apresentar parte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida numa escola técnica em São Paulo, que procurou avaliar a viabilidade de se implantar uma proposta de Educação para a Carreira baseada na estratégia aditiva: aulas semanais foram integradas à grade horária regular dos alunos do 1º ano do ensino médio. Constatou-se que essas aulas proporcionaram um importante espaço de reflexão para os alunos, além de demonstrarem, concretamente, que é possível instituir uma proposta de Educação para a Carreira na escola de forma sistematizada, mesmo que não haja uma obrigatoriedade legal.

Palavras-chave : educação para a carreira; orientação profissional; ensino técnico; currículo; etnografia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License