SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Desafios na implantação da educação para a carreira no contexto escolar brasileiroDesenvolvimento vocacional e aconselhamento de carreira: contributos para a justiça social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

RODRIGUES, Helena  e  NASCIMENTO, Inês. Influência(s) do enriquecimento curricular no desenvolvimento vocacional e envolvimento escolar dos alunos. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2016, vol.17, n.2, pp. 245-256. ISSN 1679-3390.

Apresenta-se, neste artigo, as potencialidades de um projeto de enriquecimento curricular, ConheSer+, orientado para o desenvolvimento vocacional e envolvimento escolar dos alunos. O Plano de investigação, de tipo quantitativo (Pré-e Pós-teste) permitiu comparar as dimensões associadas ao desenvolvimento vocacional e envolvimento escolar de 96 alunos do 8.ºano de escolaridade. A avaliação dos resultados da implementação do projeto permitiu verificar que a participação no projeto contribuiu para o reforço dos interesses profissionais, aparentemente associados ao comportamento exploratório em alguns domínios do conhecimento, bem como a um maior envolvimento escolar dos alunos ao nível da dimensão afetiva e da relação professor- aluno. Estes resultados sugerem uma reflexão sobre práticas educativas e institucionais que otimizem o efeito das dimensões consideradas.

Palavras-chave : desenvolvimento vocacional; enriquecimento escolar; envolvimento escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License