SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Influência(s) do enriquecimento curricular no desenvolvimento vocacional e envolvimento escolar dos alunos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

CARDOSO, Paulo; DUARTE, Maria Eduarda  e  SOUSA, Augusto. Desenvolvimento vocacional e aconselhamento de carreira: contributos para a justiça social. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2016, vol.17, n.2, pp. 257-266. ISSN 1679-3390.

Neste artigo analisa-se o contributo das práticas de desenvolvimento vocacional e de aconselhamento de carreira para a inclusão e a justiça social. A abordagem é justificada pelo actual contexto de economia globalizada onde a rapidez da mudança tem levado à abertura de novas oportunidades, mas também tem colocado desafios à igualdade de oportunidades e à justiça social. Começa-se por situar historicamente o papel das práticas de desenvolvimento vocacional e de aconselhamento de carreira na promoção da justiça social. Depois, sublinha-se a necessidade destas práticas com populações desfavorecidas, equilibrando o foco no individuo com o foco nos fatores de discriminação e opressão. Por fim, apresenta-se um exemplo destas práticas onde a acção colaborativa é fundamental para facilitar a integração socioprofissional dessas populações.

Palavras-chave : aconselhamento de carreira; desenvolvimento profissional; justiça social; inclusão social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License