SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Carreira e bem-estar subjetivo no ensino superior: Determinantes pessoais e situacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

CALHA, Antônio. Reflexos da lógica organizacional na identidade profissional: variações do discurso autobiográfico. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2017, vol.18, n.1, pp. 7-18. ISSN 1679-3390.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2017v18n1p7.

O objetivo deste artigo é analisar a forma como a identidade profissional incorpora os princípios das lógicas de gestão organizacional que enquadram a trajetória profissional dos indivíduos. A análise incide nas referências identitárias mobilizadas na produção do relato autobiográfico e que estruturam a identidade profissional. Para tal, são apresentados os resultados obtidos a partir da análise de um corpus documental de 100 autobiografias que integram relatos das experiências profissionais. Os resultados revelaram que a diferente configuração das trajetórias profissionais, estruturados em torno de uma maior ou menor vinculação a conteúdos funcionais estritos, corresponde a uma atribuição de significados também distintos à ideia de experiência profissional, com implicações na identidade profissional e no modo como esses indivíduos se apresentam narrativamente.

Palavras-chave : self; identidade profissional; autobiografia; trabalho; discurso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License