SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Career and subjective well-being in higher education: personal and situational determinantsFamily and young adults' career development in the Brazilian context: Integrative review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

Print version ISSN 1679-3390On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

CAMPOS, Rafaella Cristina; CAPPELLE, Mônica Carvalho Alves  and  MACIEL, Luiz Henrique Rezende. Carreira Esportiva: O Esporte de Alto Rendimento como Trabalho, Profissão e Carreira. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2017, vol.18, n.1, pp. 31-41. ISSN 1679-3390.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2017v18n1p31.

Percebe-se que a busca pela compreensão da carreira esportiva (ou não esportiva) têm perspectiva tradicionalista, voltada às competências, e pouco é evidenciado sobre os aspectos subjetivos e individuais de tomada de decisão consciente e/ou impulsionada. Objetivou-se compreender as características do esporte de alto rendimento como carreira profissional. Optou-se pela metodologia qualitativa com entrevistas em profundidade com seis ex-atletas de alto rendimento, analisadas pela técnica de análise de conteúdo por categorização. Concluiu-se que o esporte de alto rendimento é de fato uma carreira profissional, por vezes, não é vista assim, seja pelos períodos da vida em que a carreira é iniciada, desenvolvida e encerrada, também pelo fato de creditar-se à prática do esporte uma característica lúdica e vinculada ao talento inato.

Keywords : carreira esportiva; profissão; trabalho; esportes; aposentadoria.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License