SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Inserção profissional e carreira de formandos e egressos brasileiros: revisão da literaturaUma experiência de orientação profissional no contexto de políticas públicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

BRITO, Fernanda de Souza  e  MAGALHAES, Mauro de Oliveira. Avaliação de ambientes ocupacionais: construção do Inventário de Classificação Ocupacional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2017, vol.18, n.1, pp. 93-104. ISSN 1679-3390.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2017v18n1p93.

Esta pesquisa iniciou a construção do Inventário de Classificação Ocupacional (ICO) para avaliação de ambientes de trabalho segundo o modelo de J. Holland. Observa-se a escassez de medidas com este objetivo, necessárias em pesquisas sobre congruência pessoa-ambiente. Uma amostra de 842 trabalhadores respondeu ao ICO e a medidas de interesses e satisfação no trabalho. A análise fatorial exploratória revelou os seis fatores correspondentes à tipologia RIASEC. As escalas apresentaram índices de consistência interna satisfatórios. O índice de congruência C-tipos mostrou correlação significativa com satisfação no trabalho, corroborando expectativas teóricas. Conclui-se que o ICO é um instrumento promissor para uso na pesquisa e na atuação profissional em orientação e gestão de carreiras.

Palavras-chave : ajustamento profissional; interesses profissionais; validade; precisão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License