SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Intervenção para stress e ansiedade em pré-vestibulandos: estudo pilotoPsicologia Histórico-Cultural e orientação profissional: vivências de jovens mobilizadas pela arte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

BOEHS, Samantha de Toledo Martins  e  SILVA, Narbal. Papel de trabalho, carreira, satisfação de vida e ajuste na aposentadoria. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2017, vol.18, n.2, pp. 141-153. ISSN 1679-3390.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2017v18n2p141.

O advento da aposentadoria pode gerar um desequilíbrio na organização dos papéis que as pessoas desempenham durante suas vidas. O presente estudo, de abordagem qualitativa, teve como objetivo compreender as possíveis relações entre o papel do trabalho durante a carreira e a satisfação de vida/ajuste na aposentadoria em 13 aposentados de uma empresa multinacional. A partir da utilização da técnica da trajetória sócio profissional e da entrevista semiestruturada, os resultados apontaram para o alto envolvimento com o trabalho durante a carreira e para quatro fatores principais que influenciam a satisfação de vida na aposentadoria, sendo eles: o fator financeiro, a rede social de apoio, a voluntariedade/involuntariedade da decisão de aposentar e a realização de trabalho voluntário.

Palavras-chave : trabalho; orientação vocacional; bem-estar; aposentadoria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License