SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Papel de trabalho, carreira, satisfação de vida e ajuste na aposentadoriaFlexibilização de avaliações acerca de profissões após um programa em orientação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

MEDEIROS, Fernanda Pereira  e  SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de. Psicologia Histórico-Cultural e orientação profissional: vivências de jovens mobilizadas pela arte. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2017, vol.18, n.2, pp. 154-165. ISSN 1679-3390.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2017v18n2p155.

O artigo apresenta o recorte de uma dissertação de mestrado, e tem como objetivo investigar a vivência de jovens do período pré-vestibular. Fundamentado no método materialista dialético, as informações foram construídas em 15 encontros, mediados por expressões artísticas, com um grupo de Orientação Profissional formado por alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola particular. Foram utilizadas duas categorias de análise: O silêncio que aliena X O silêncio que proporciona a análise crítica; Ser reconhecido X Ter aceitação incondicional. Como resultados, constatou-se que os jovens parecem se afastar das possibilidades de protagonismo de suas histórias, e a Orientação Profissional se configurou como espaço de ressignificação da relação dos jovens com os múltiplos cenários que constituem suas escolhas.

Palavras-chave : adolescência; orientação vocacional; psicologia histórico-cultural; psicologia escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License