SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Psicologia Histórico-Cultural e orientação profissional: vivências de jovens mobilizadas pela arteRelação entre esperança e carreira: uma revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

CIPPOLA, Nathália Sabaine; DOMENICONI, Camila  e  SCHMIDT, Andréia. Flexibilização de avaliações acerca de profissões após um programa em orientação profissional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2017, vol.18, n.2, pp. 166-180. ISSN 1679-3390.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2017v18n2p167.

A forma como são avaliadas algumas profissões pode interferir na escolha profissional de jovens. Este estudo teve como objetivo verificar os efeitos de um processo de orientação profissional (OP) sobre a avaliação de algumas afirmações sobre profissões em seis estudantes do segundo ano do ensino médio considerados flexíveis e inflexíveis. Antes e após o programa de OP foram aplicadas a Escala de Afirmações Profissionais e a Escala de Rigidez. Observou-se que após a OP houve mudanças nas avaliações das afirmações entre participantes considerados flexíveis e inflexíveis; algumas afirmações foram mais fáceis de serem mudadas que outras. O procedimento mostrou-se eficaz quanto às mudanças nas avaliações de afirmações, e o repertório anterior dos indivíduos pareceu influenciar na flexibilização das avaliações.

Palavras-chave : análise do comportamento; orientação vocacional; flexibilização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License