SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Escala de congruencia entre padres e hijos sobre elección profesional: adaptación y propiedades psicométricasAutobiografía orientada para evaluar vida, carrera y planear la jubilación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión impresa ISSN 1679-3390versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

RESENDE, Gisele Cristina  y  PASIAN, Sonia Regina. Inclinações motivacionais de adolescentes concluintes do ensino fundamental em Manaus a partir do BBT-Br. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2017, vol.18, n.2, pp. 232-247. ISSN 1679-3390.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2017v18n2p233.

A conclusão do ensino fundamental é marcante evento na vida do jovem, abrindo caminho para escolhas educacionais e de carreira, requerendo autoconhecimento de si e das profissões. Este estudo objetivou caracterizar inclinações motivacionais de estudantes do nono ano do ensino fundamental da região norte do Brasil, examinando efeito da origem escolar, avaliando-se, pelo Teste de Fotos de Profissões (BBT-Br), 199 estudantes de escolas públicas e particulares de Manaus (AM), de ambos os sexos, com idade média de 14,3 anos. Os resultados apontaram perfil motivacional marcado predominantemente pelo senso social (radical S), criatividade (radical G) e raciocínio lógico (radical V), com especificidades de interesses em função do sexo e da origem escolar. Houve bons indicadores de fidedignidade do BBT-Br nesse nível de ensino.

Palabras clave : inclinações motivacionais; interesses profissionais; BBT-Br; adolescentes; orientação vocacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License