SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Democratização da educação superior no Brasil: das metas de inclusão ao sucesso acadêmicoAutoeficácia e sucesso na transição para o trabalho: um estudo longitudinal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

ALMEIDA, Bruno Rocha  e  TEIXEIRA, Maria Odília. Bem-estar e adaptabilidade de carreira na adaptação ao ensino superior. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2018, vol.19, n.1, pp. 19-30. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n1p19.

No âmbito da adaptação ao ensino superior, é analisado o bem-estar subjetivo considerando adaptabilidade de carreira e outras variáveis vocacionais, académicas e sociais. Os participantes são universitários (n = 273) do 1º e 2º anos, em Escolas de Lisboa, sendo 82% mulheres, que responderam às Escalas de Adaptabilidade de Carreira, de Desenvolvimento e Bem-estar, e Questionário de Ajustamento e Adaptação ao Ensino Superior. Os resultados mostram como preditores de Bem-estar a Adaptabilidade de Carreira, designadamente Controlo e Confiança e fatores adaptativos de Perspetiva de Carreira, Gestão Tempo, Relação com Pares, sendo Ansiedade à Avaliação fator negativo. A estatística inferencial, evidencia índices de maior adaptação dos estudantes do 2º ano, comparativamente aos do 1º ano. São discutidas implicações nas intervenções.

Palavras-chave : Ajustamento escolar; bem-estar subjetivo; adaptabilidade de carreira; fatores psicossociais; ensino superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License