SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Autoeficácia e sucesso na transição para o trabalho: um estudo longitudinalAdaptação acadêmica de estudantes cotistas e não cotistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

CASANOVA, Joana R. et al. Abandono no Ensino Superior: Impacto da autoeficácia na intenção de abandono. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2018, vol.19, n.1, pp. 41-49. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n1p41.

As taxas crescentes do abandono no Ensino Superior acompanham a maior democratização do acesso, justificando o seu estudo. Buscou-se analisar o impacto de variáveis pessoais, percurso escolar, escolha do curso e perceções de autoeficácia na intenção de abandono. Tomando 1.085 estudantes do 1.º ano, aplicou-se a Escala de Autoeficácia na Formação Superior (Vieira, Polydoro, & Guerreiro-Casanova, 2017). Recorrendo à Modelagem de Equações Estruturais, os resultados realçam o efeito das variáveis sexo, habilitação académica dos pais, média de acesso e frequência de curso de primeira opção na intenção de abandono. A autoeficácia, para além do impacto direto na intenção de abandono, mediou o impacto da média de acesso e do curso de primeira opção. Mencionam-se medidas para minorar o problema.

Palavras-chave : Ensino superior; evasão; autoeficácia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License