SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Adaptação acadêmica de estudantes cotistas e não cotistasMetas de realização, autorregulação da aprendizagem e autopercepção de desempenho em universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

BARBOSA, Marcela de Moura Franco; OLIVEIRA, Marina Cardoso de; MELO-SILVA, Lucy Leal  e  TAVEIRA, Maria do Céu. Delineamento e avaliação de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2018, vol.19, n.1, pp. 61-74. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n1p61.

A adaptação acadêmica é um processo complexo e seu êxito relaciona-se com a satisfação com a vida e sucesso na carreira. Este estudo buscou delinear e apresentar os resultados de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior. Participaram 22 universitários com dificuldades de adaptação. Para o delineamento recorreu-se ao método da pesquisa-ação e para a avaliação dos resultados inspirou-se no método quase-experimental com a avaliação antes e após a intervenção. Os resultados mostraram que com o delineamento foi possível disponibilizar um modelo de oficina que atende às demandas do público-alvo. Em relação aos resultados da intervenção constatou-se que os participantes conseguiram melhorar seus escores após a intervenção em importantes dimensões da Escala de Ajustamento Acadêmico e de Adaptabilidade de Carreira.

Palavras-chave : Adaptação; universitários; orientação profissional e de carreira.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License