SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Design and evaluation of a higher education academic adaptation programAcademic involvement in higher education and students' characteristics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

DALBOSCO, Simone Nenê Portela; FERRAZ, Adriana Satico  and  DOS SANTOS, Acácia Aparecida Angeli. Metas de realização, autorregulação da aprendizagem e autopercepção de desempenho em universitários. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2018, vol.19, n.1, pp. 75-84. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n1p75.

A presente pesquisa aferiu as correlações e o nível preditivo entre as metas de realização e a autorregulação da aprendizagem e, também, verificou as suas diferenças em razão da autopercepção de desempenho dos estudantes. Participaram do estudo 404 universitários ingressantes (Midade = 19,62; DP = 4,870). Foram aplicados coletivamente um Questionário Sociodemográfico, Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem-IPAA e Escala de Avaliação da Motivação para a Aprendizagem-EMAPRE-U. Identificou-se correlação entre o IPAA e a meta aprender (r = 0,24). As metas aprender e performance aproximação se mostraram preditoras dos escores do IPAA. Os estudantes com alta percepção de desempenho acadêmico obtiveram maior média na meta aprender e para aqueles com baixa autopercepção a maior média foi na meta performance evitação.

Keywords : Motivação; aprendizagem; rendimento escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License