SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Metas de realização, autorregulação da aprendizagem e autopercepção de desempenho em universitáriosAssociações entre autoeficácia docente e escolha pela docência por pós-graduandos em Engenharia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

FIOR, Camila Alves  e  MERCURI, Elizabeth. Envolvimento acadêmico no ensino superior e características do estudante. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2018, vol.19, n.1, pp. 85-95. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n1p85.

O envolvimento acadêmico é um preditor da aprendizagem, desenvolvimento e permanência do estudante no ensino superior e é influenciado por diversas variáveis. O objetivo deste estudo é analisar as diferenças no envolvimento acadêmico, levando-se em consideração variáveis pessoais dos estudantes. Os dados, coletados através da Escala de Envolvimento Acadêmico, com 1000 universitários matriculados em uma instituição confessional, foram analisados através de estatística multivariada. Destaca-se a existência de diferenças estatisticamente significantes entre o envolvimento acadêmico com as atividades obrigatórias e com as não obrigatórias em função de características pessoais dos estudantes. Reafirma-se o dinamismo do envolvimento e a importância de conhecer suas características para o planejamento institucional.

Palavras-chave : Características do estudante; envolvimento; ensino superior; estudantes universitários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License