SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Envolvimento acadêmico no ensino superior e características do estudanteAtuações de um centro educacional e psicológico junto a estudantes universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

MATOS, Mayara da Mota  e  IAOCHITE, Roberto Tadeu. Associações entre autoeficácia docente e escolha pela docência por pós-graduandos em Engenharia. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2018, vol.19, n.1, pp. 97-107. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n1p97.

Esse estudo objetivou identificar fatores que influenciam na escolha de pós-graduandos em Engenharia pela docência no ensino superior, a autoeficácia docente e relacionar essas variáveis. Participaram 340 pós-graduandos de 33 programas de Engenharias do Brasil. Ao realizar a correlação de Pearson entre a autoeficácia docente e as dimensões da Escala de Fatores que Influenciam o Ensino, encontrou-se correlações positivas indicando que conforme aumentaram os níveis de crenças de autoeficácia docente proporcionalmente houve aumento na motivação. Esses resultados permitiram refletir sobre o papel das experiências de ensino nos programas de pós-graduação, com foco na formação de futuros professores do ensino superior.

Palavras-chave : Autoeficácia; escolha profissional; pós-graduação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License