SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Associações entre autoeficácia docente e escolha pela docência por pós-graduandos em Engenharia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

MURAKAMI, Karolina et al. Atuações de um centro educacional e psicológico junto a estudantes universitários. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2018, vol.19, n.1, pp. 109-119. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n1p109.

O Centro de Apoio Educacional e Psicológico tem como atribuições o planejamento e execução de programas de apoio e prevenção de dificuldades emocionais e acadêmicas durante a formação do estudante de graduação. Este relato de experiência descreve o funcionamento do CAEP, resgatando sua história e apresentando suas experiências e perspectivas de intervenções na assistência aos estudantes, e assessoria aos docentes e aos cursos. Verifica-se a importância da existência desse centro, que desde sua implementação leva em conta a percepção integral na formação dos futuros profissionais. Neste contexto, as universidades precisam reconhecer suas realidades, de modo a construir estratégias institucionais para ajudar os estudantes a lidarem com os múltiplos desafios que a vivência no ensino superior possa acarretar.

Palavras-chave : Estudante; universidades; educação médica; saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License