SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Crenças de carreira na transição do ensino superior para o trabalhoLócus de controle, personalidade, autoeficácia e aspectos emocionais em aspirantes a piloto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

TEIXEIRA, Maria Odília  e  COSTA, Cátia João. Fontes de autoeficácia em estudantes do ensino superior. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2018, vol.19, n.2, pp. 143-155. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n2p143.

Numa perspetiva sociocognitiva, analisam-se fontes de autoeficácia, em variáveis demográficas, académicas, vocacionais e personalidade. A amostra inclui 480 estudantes do 2º ano dos cursos de psicologia, saúde, desporto, científicos-investigativos e tecnologias, que responderam ao Questionário Ajustamento e Adaptação ao Ensino Superior, Escalas de Desenvolvimento e Bem-Estar, Satisfação na Carreira, Autoeficácia Geral, Exigência e Responsividade Parental. Nos dados da regressão múltipla linear são variáveis explicativas das Autoeficácia: média de acesso ao ensino superior, abertura à experiência (experiências), bem-estar, satisfação na carreira, neuroticismo (estados emocionais), amabilidade, exigência paterna (persuasão, experiência vicária), e idade e género. Discutem-se implicações dos dados nas intervenções educacionais.

Palavras-chave : Autoeficácia; fontes de autoeficácia; aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License