SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Fontes de autoeficácia em estudantes do ensino superiorRelações entre estratégias de coping e adaptabilidade acadêmica em estudantes universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

LIMA, Manuela Polidoro et al. Lócus de controle, personalidade, autoeficácia e aspectos emocionais em aspirantes a piloto. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2018, vol.19, n.2, pp. 157-167. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n2p157.

O principal objetivo deste estudo foi verificar a relação entre lócus de controle (LOC), fatores de personalidade, autoeficácia, sintomas de depressão, ansiedade e estresse em estudantes de graduação em Ciências Aeronáuticas. 109 participantes foram avaliados utilizando: Inventário dos Cinco Grandes Fatores da Personalidade (IGFP-5); Depression, Anxiety and Stress Scale - DASS-21; Escala de Autoeficácia Geral Percebida (EAGP), e Escala de Lócus de Controle para Segurança em Aviação. Os resultados indicaram que: Conscienciosidade correlacionou-se com autoeficácia e aspectos emocionais; Abertura e Extroversão obtiveram correlação com autoeficácia; Neuroticismo obteve correlação com autoeficácia e aspectos emocionais. Compreende-se a relevância da autoeficácia em estudantes e profissionais da aeronáutica, uma vez que tal construto relaciona-se com a saúde mental e com os comportamentos de risco.

Palavras-chave : Autoeficácia; controle interno-externo; ansiedade; depressão; estresse psicológico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License