SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Relações entre estratégias de coping e adaptabilidade acadêmica em estudantes universitáriosPrograma de tutoria por pares no ensino superior: Estudo de caso Artigo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

BARROS, Leonardo de Oliveira; MOREIRA, Thaline da Cunha; MARTINS, Gustavo Henrique  e  AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo. Avaliação da adaptabilidade de carreira em estudantes de pós-graduação Stricto Sensu. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2018, vol.19, n.2, pp. 177-184. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n2p177.

O presente estudo teve por objetivo verificar os níveis de adaptabilidade de carreira de estudantes de pós-graduação stricto sensu em função de variáveis sociodemográficas e acadêmicas. A amostra foi composta por 645 estudantes, sendo a maioria do sexo feminino (72,9%), com idades entre 21 e 56 anos. Foi aplicado um questionário desenvolvido para esta pesquisa que buscou levantar informações pessoais e acadêmicas e, a Escala de Adaptabilidade de Carreira (Career Adapt-Abilities Scale - CAAS). Os resultados mostraram que os estudantes que se disseram mais satisfeitos em estarem cursando uma pós-graduação também apresentaram maiores pontuações nas dimensões da adaptabilidade de carreira, o que pode indicar que eles tendem a lidarem melhor com as possíveis transições de carreira.

Palavras-chave : Ensino superior; avaliação psicológica; orientação profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License