SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Avaliação da adaptabilidade de carreira em estudantes de pós-graduação Stricto SensuContribuições analítico-comportamentais para descrever o repertório de professores universitários eficazes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

ESTEVAM, Carolina; BASILIO, Ana Júlia; STICCA, Marina Greghi  e  VERSUTI, Fabiana Maris. Programa de tutoria por pares no ensino superior: Estudo de caso Artigo. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2018, vol.19, n.2, pp. 185-195. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n2p185.

A literatura aponta que o período de transição entre o ensino médio e o ensino superior tem gerado dificuldades de adaptação dos universitários. Os programas de tutoria por pares vêm ganhando espaço em diversos países devido aos bons resultados constatados após a sua aplicação no bem-estar e processo de adaptação dos universitários recém-ingressos. O presente estudo tem como objetivo apresentar um programa de tutoria por pares no ensino superior. Participaram deste estudo 18 estudantes universitários, sendo que 9 exerceram o papel de tutor e 9 de tutorando. Os participantes avaliaram positivamente o programa, para os tutores atendeu suas demandas iniciais ao fornecer informações em relação à universidade e ao curso, gestão de tempo e métodos de estudo, para os tutores possibilitou o contato com a prática.

Palavras-chave : Tutoria entre pares; ensino superior; estudantes universitários; programas educacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License