SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Programa de tutoría por pares en la enseñanza superior: Estudio de casoAsesoría pedagógica al docente universitario: una carrera en construcción índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

HENKLAIN, Marcelo Henrique Oliveira; CARMO, João dos Santos  y  HAYDU, Verônica Bender. Contribuições analítico-comportamentais para descrever o repertório de professores universitários eficazes. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2018, vol.19, n.2, pp. 197-207. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n2p197.

O objetivo deste estudo foi propor uma interpretação analítico-comportamental da expressão professor universitário eficaz como repertório comportamental e descrever classes gerais de comportamentos que o compõem. Verificou-se que classificar o trabalho docente como eficaz envolve, pelo menos, três critérios: objetivos de ensino definidos em função de necessidades dos aprendizes e da sociedade; sucesso na promoção de aprendizado sem tornar o ambiente educacional aversivo; e aplicação pelos estudantes, quando forem profissionais, do que foi aprendido para atenuar ou resolver necessidades sociais. As classes de comportamento identificadas foram didaticamente organizadas em duas categorias: gerenciar condições de ensino e relacionar-se profissionalmente. Este estudo pode contribuir para o planejamento da formação e avaliação de professores universitários.

Palabras clave : Professores universitários; avaliação de desempenho do professor; competência profissional; análise do comportamento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License